Códigos de Cancelamento - Cielo

Código de Cancelamento é a informação registrada pelas adquirentes, para justificar a recusa de uma transação paga com cartão de crédito ou débito. Estes códigos podem se referir a erros do usuário, da integração ou até mesmo da própria operadora de cartão.

A maioria das adquirentes fornece uma lista dos códigos mais frequentes, deixando os demais códigos não listados pois tem ocorrência rara ou somente em situações muito pontuais. Caso você se enquadre nesse cenário, entre em contato com o suporte da adquirente que processou o pagamento para saber mais sobre o código apresentado.

Abaixo listamos os códigos disponibilizados pela Cielo e, ao final, seus canais de contato.

CÓDIGO DEFINIÇÃO SIGNIFICADO AÇÃO
0 Transação autorizada Transação autorizada Transação autorizada
0 Transação autorizada Transação autorizada Transação autorizada
1 Transação referida. Referida (suspeita de fraude) pelo banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
2 Transação referida. Transação não autorizada. Referida (suspeita de fraude) pelo banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
3 Erro no cadastramento do código do estabelecimento no arquivo de configuração do TEF Estabelecimento inválido. Entre com contato com a Cielo. Não foi possível processar a transação. Entre com contato com a Loja Virtual.
4 Cartão bloqueado pelo banco emissor. Cartão bloqueado pelo banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
5 Cartão inadimplente (Do not honor). Questão relacionada a segurança, inadimplência ou limite do portador. Entre em contato com seu banco emissor.
6 Cartão cancelado. Cartão cancelado permanentemente pelo banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
7 Reter cartão condição especial Transação não autorizada por regras do banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor
8 Código de segurança inválido. Oriente o portador a corrigir os dados e tentar novamente. Dados incorretos. Reveja os dados e informe novamente.
11 Transação autorizada com sucesso para cartão emitido no exterior Transação autorizada com sucesso. Transação autorizada com sucesso.
12 Transação inválida, erro no cartão. Solicite ao portador que verifique os dados do cartão e tente novamente. Reveja os dados informados e tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.
13 Valor da transação Inválido. Valor inválido. Solicite ao portador que reveja os dados e novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Valor inválido. Refazer a transação confirmando os dados informados. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.
14 Cartão Inválido Pode ser bloqueio do cartão no banco emissor, dados incorretos ou tentativas de testes de cartão. Reveja os dados informados e tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.
15 Banco emissor indisponível ou inexistente. Banco emissor indisponível. Entre em contato com seu banco emissor.
19 Refaça a transação ou tente novamente mais tarde. Refaça a transação ou tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Refaça a transação ou tente novamente mais tarde. Se o erro persistir entre em contato com a loja virtual.
21 Cancelamento não efetuado. Transação não localizada. Não foi possível processar o cancelamento. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Tente novamente mais tarde. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.
22 Parcelamento inválido. Número de parcelas inválidas. Não foi possível processar a transação. Número de parcelas inválidas. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Refazer a transação confirmando os dados informados. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.
23 Valor da prestação inválido. Valor da prestação inválido. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Não foi possível processar a transação. Valor da prestação inválido. Refazer a transação confirmando os dados informados. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.
24 Quantidade de parcelas inválida. Quantidade de parcelas inválida. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Refazer a transação confirmando os dados informados. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.
25 Pedido de autorização não enviou número do cartão Solicitação de autorização não enviou o número do cartão. Se o erro persistir, verifique a comunicação entre loja virtual e Cielo. Reveja os dados informados e tente novamente. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.
28 Arquivo temporariamente indisponível. Reveja a comunicação entre Loja Virtual e Cielo. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Não foi possível processar a transação. Entre com contato com a Loja Virtual.
30 Decline Message Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir verifique a comunicação com a Cielo esta sendo feita corretamente. Reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
39 Erro no banco emissor. Erro no banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
41 Cartão bloqueado por perda. Cartão bloqueado por perda. Entre em contato com seu banco emissor.
43 Cartão bloqueado por roubo. Cartão bloqueado por roubo. Entre em contato com seu banco emissor.
51 Limite excedido/sem saldo. Limite excedido/sem saldo. Entre em contato com seu banco emissor.
52 Cartão com dígito de controle inválido. Cartão com dígito de controle inválido. Reveja os dados informados e tente novamente.
53 Cartão poupança inválido Cartão poupança inválido. Entre em contato com seu banco emissor.
54 Cartão vencido Cartão vencido. Refazer a transação confirmando os dados.
55 Senha inválida Senha inválida. Entre em contato com seu banco emissor.
57 Transação não permitida para o cartão Transação não permitida para o cartão. Entre em contato com seu banco emissor.
58 Transação não permitida. Opção de pagamento inválida. Opção de pagamento inválida. Reveja se a opção de pagamento escolhida está habilitada no cadastro Entre em contato com sua loja virtual.
59 Suspeita de fraude. Suspeita de fraude. Entre em contato com seu banco emissor.
60 Transação não autorizada. Tente novamente. Se o erro persistir o portador deve entrar em contato com o banco emissor. Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.
61 Banco emissor indisponível. Banco emissor indisponível. Tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.
62 Cartão restrito para uso doméstico Cartão restrito para uso doméstico. Entre em contato com seu banco emissor.
63 Violação de segurança Violação de segurança. Entre em contato com seu banco emissor.
64 Valor abaixo do mínimo exigido pelo banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor. Valor abaixo do mínimo exigido pelo banco emissor.
65 Excedida a quantidade de transações para o cartão. Excedida a quantidade de transações para o cartão. Entre em contato com seu banco emissor.
67 Cartão bloqueado para compras hoje. Cartão bloqueado para compras hoje. Bloqueio pode ter ocorrido por excesso de tentativas inválidas. O cartão será desbloqueado automaticamente à meia noite. Cartão bloqueado temporariamente. Entre em contato com seu banco emissor.
70 Limite excedido/sem saldo. Limite excedido/sem saldo. Entre em contato com seu banco emissor.
72 Cancelamento não efetuado. Saldo disponível para cancelamento insuficiente. Cancelamento não efetuado. Saldo disponível para cancelamento insuficiente. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Cancelamento não efetuado. Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
74 A senha está vencida. A senha está vencida. Entre em contato com seu banco emissor.
75 Senha bloqueada. Excedeu tentativas de cartão. Transação não autorizada. Entre em contato com o Emissor do seu cartão.
76 Cancelamento não efetuado. Banco emissor não localizou a transação original Cancelamento não efetuado. Banco emissor não localizou a transação original Cancelamento não efetuado. Entre em contato com a loja virtual.
77 Cancelamento não efetuado. Não foi localizado a transação original Cancelamento não efetuado. Não foi localizado a transação original Cancelamento não efetuado. Entre em contato com a loja virtual.
78 Cartão bloqueado primeiro uso. Solicite ao portador que desbloqueie o cartão diretamente com seu banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor e solicite o desbloqueio do cartão.
80 Divergencia na data de transação/pagamento. Data da transação ou data do primeiro pagamento inválida. Refazer a transação confirmando os dados.
82 Cartão inválido. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Refazer a transação confirmando os dados. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.
83 Erro no controle de senhas Erro no controle de senhas Refazer a transação confirmando os dados. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.
85 Falha da operação. Houve um erro no processamento. Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
86 Falha da operação. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
89 Erro na transação. O portador deve tentar novamente e se o erro persistir, entrar em contato com o banco emissor. Tente novamente e se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.
90 Falha da operação. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
91 Banco emissor temporariamente indisponível. Banco emissor temporariamente indisponível. Entre em contato com seu banco emissor.
92 Tempo de comunicação excedido. Tempo de comunicação excedido. Comunicação temporariamente indisponível. Entre em contato com a loja virtual.
93 Violação de regra - Possível erro no cadastro. Violação de regra - Possível erro no cadastro. Sua transação não pode ser processada. Entre em contato com a loja virtual.
96 Falha no processamento. Falha no sistema da Cielo. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo. Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
97 Valor não permitido para essa transação. Valor não permitido para essa transação. Valor não permitido para essa transação.
98 Sistema/comunicação indisponível. Sistema do emissor sem comunicação. Se for geral, verificar SITEF, GATEWAY e/ou Conectividade. Sua Transação não pode ser processada, Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
99 Sistema/comunicação indisponível. Tente mais tarde. Pode ser erro no SITEF, favor verificar! Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
999 Sistema/comunicação indisponível. Tente mais tarde. Pode ser erro no SITEF, favor verificar ! Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
AA Tempo Excedido Tempo excedido na comunicação com o banco emissor. Oriente o portador a tentar novamente, se o erro persistir será necessário que o portador contate seu banco emissor. Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco.
AC Cartão de débito sendo usado com crédito. Use a função débito. Cartão de débito sendo usado com crédito. Solicite ao portador que selecione a opção de pagamento Cartão de Débito. Tente novamente selecionando a opção de pagamento cartão de débito.
AE Tente Mais Tarde Tempo excedido na comunicação com o banco emissor. Oriente o portador a tentar novamente, se o erro persistir será necessário que o portador contate seu banco emissor. Tempo excedido na sua comunicação com o banco emissor, tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco.
AF Falha da operação. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
AG Falha da operação. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
AH Cartão de crédito sendo usado com débito. Use a função crédito. Cartão de crédito sendo usado com débito. Solicite ao portador que selecione a opção de pagamento Cartão de Crédito. Tente novamente selecionando a opção de pagamento cartão de crédito.
AI Autenticação não foi realizada. O portador não concluiu a autenticação. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo informando o BIN (6 primeiros dígitos do cartão) Tente novamente e informe corretamente os dados solicitado. Se o erro persistir, entre em contato com o lojista.
AJ Transação de crédito ou débito em uma operação que permite apenas Private Label. Tente novamente selecionando a opção Private Label. Solicite ao portador que tente novamente selecionando a opção Private Label. Caso não disponibilize a opção Private Label verifique na Cielo se o seu estabelecimento permite essa operação. Tente novamente e selecione a opção Private Label. Em caso de um novo erro entre em contato com a loja virtual.
AV Dados Inválidos Falha na validação dos dados da transação. Oriente o portador a rever os dados e tentar novamente. Reveja os dados informados e tente novamente.
BD Falha da operação. Houve um erro no processamento. Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.
BL Limite diário excedido. Limite diário excedido. Solicite ao portador que entre em contato com seu banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
BM Cartão Inválido Pode ser bloqueio do cartão no banco emissor ou dados incorretos. Transação não autorizada. Cartão inválido. Refaça a transação confirmando os dados informados.
BN Cartão ou conta bloqueado. O cartão ou a conta do portador está bloqueada. Solicite ao portador que entre em contato com seu banco emissor. O cartão ou a conta do portador está bloqueada. Entre em contato com seu banco emissor.
BO Falha da operação. Houve um erro no processamento. Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o banco emissor. Digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o banco emissor.
BP Conta corrente inexistente. Não possível processar a transação por um erro relacionado ao cartão ou conta do portador. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor. Entre em contato com o banco emissor.
BV Cartão vencido Cartão vencido. Refazer a transação confirmando os dados.
CF C79:J79 Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor. Entre em contato com o banco emissor.
CG Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor. Entre em contato com o banco emissor.
DA Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor. Entre em contato com o banco emissor.
DF Falha no cartão ou cartão inválido. Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o banco Digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o banco
DM Limite excedido/sem saldo. Limite excedido/sem saldo. Entre em contato com seu banco emissor.
DQ Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor. Entre em contato com o banco emissor.
DS Transação não permitida para o cartão Transação não permitida para o cartão. Entre em contato com seu banco emissor.
EB Limite diário excedido. Solicite ao portador que entre em contato com seu banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
EE Valor da parcela inferior ao mínimo permitido. Não é permitido parcelas inferiores a R$ 5,00. Necessário rever calculo para parcelas. Entre em contato com a loja virtual.
EK Transação não permitida para o cartão Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir significa que o lojista não possui essa modalidade de pagamento habilitada. Entre em contato com a Cielo e solicite a habilitação dessa modalidade. Reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a Loja Virtual.
FA Transação não autorizada. Transação não autorizada AmEx. Entre em contato com seu banco emissor.
FC Transação não autorizada. Ligue Emissor Oriente o portador a entrar em contato com o banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
FD Transação negada. Reter cartão condição especial Transação não autorizada por regras do banco emissor. Entre em contato com seu banco emissor.
FE Divergência na data de transação/pagamento. Data da transação ou data do primeiro pagamento inválida. Refazer a transação confirmando os dados.
FF Cancelamento OK Transação de cancelamento autorizada com sucesso. ATENÇÂO: Esse retorno é para casos de cancelamentos e não para casos de autorizações. Transação de cancelamento autorizada com sucesso
FG Ligue AmEx. Oriente o portador a entrar em contato com a Central de Atendimento AmEx. Entre em contato com a Central de Atendimento AmEx no telefone 08007285090
FG Ligue 08007285090 Oriente o portador a entrar em contato com a Central de Atendimento AmEx. Entre em contato com a Central de Atendimento AmEx no telefone 08007285090
GA Aguarde Contato Referida pelo Lynx Online de forma preventiva. A Cielo entrará em contato com o lojista sobre esse caso. Entre em contato com o lojista.
GD Transação não permitida. Transação não é possível ser processada no estabelecimento. Entre em contato com a Cielo para obter mais detalhes. Entre em contato com a loja virtual.
HJ Código da operação inválido. Código da operação Coban inválido. Código da operação Coban inválido. Entre em contato com o lojista.
IA Indicador da operação inválido. Indicador da operação Coban inválido. Indicador da operação Coban inválido. Entre em contato com o lojista.
JB Valor da operação inválido. Valor da operação Coban inválido. Valor da operação Coban inválido. Entre em contato com o lojista.
KA Falha na validação dos dados. Houve uma falha na validação dos dados. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir verifique a comunicação entre loja virtual e Cielo. Houve uma falha na validação dos dados. reveja os dados informados e tente novamente. Se o erro persistir entre em contato com a Loja Virtual.
KB Selecionado a opção incorrente. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir deve ser verificado a comunicação entre loja virtual e Cielo. Tente novamente. Se o erro persistir entre em contato com a Loja Virtual.
KE Falha na validação dos dados. Opção selecionada não está habilitada. Verifique as opções disponíveis para o portador. Entre em contato com a loja virtual.
N7 Código de segurança inválido. Oriente o portador corrigir os dados e tentar novamente. Reveja os dados e informe novamente.
R1 Cartão inadimplente (Do not honor). Não foi possível processar a transação. Questão relacionada a segurança, inadimplencia ou limite do portador. Entre em contato com seu banco emissor.
U3 Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir verifique a comunicação entre loja virtual e Cielo. Reveja os dados informados e tente novamente. Se o erro persistir entre em contato com a Loja Virtual.

 

Central de relacionamento Cielo 

4002 5472 (todas as localidades)
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Suporte técnico Cielo
4002 9111 (todas as localidades)
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